quarta-feira, 22 de abril de 2015

Estudando Garçon - Ocupações

Ocupação: garçom

O garçom ocupa-se, principalmente, da recepção e acolhimento ao cliente, do serviço de alimentos e bebidas e dos cuidados com a arrumação do ponto de venda ou serviço.

No restaurante, ele é o elemento fundamental para satisfazer as expectativas e necessidades do cliente e proporcionar lucros à empresa que representa.

Durante todo o tempo que passa no restaurante, o cliente faz contato direto com o garçom; por isso, ele é considerado o representante da empresa perante o cliente. Seu maior desafio é atender às necessidades e expectativas do seu cliente e procurar superá-las.

 

Lembre-se: O cliente é a pessoa mais importante para o seu negócio e precisa estar satisfeito!

Quando o cliente entra em um restaurante, julgará a qualidade pela primeira impressão que tiver das suas atitudes e também da sua apresentação pessoal. Então, tudo deve começar pela atenção à sua imagem pessoal.

Espera-se que um garçom saiba:

• servir o cliente;
• assegurar a satisfação do cliente;
• representar e vender;
• apresentar o cardápio;
• recepcionar e acomodar o cliente;
• cuidar da arrumação do ponto de venda;
• apoiar a equipe;
• cuidar da apresentação pessoal;
• cuidar da segurança dos alimentos;
• finalizar o atendimento e receber o pagamento;
• atuar como elo entre o cliente e outras áreas do estabelecimento;
• operar equipamentos de salão e de ponto de venda.

 

Apresentação pessoal

 

O garçom é um manipulador de alimentos; então, é importante que você cuide de sua saúde, fazendo periodicamente todos os exames médicos recomendados pela empresa e informe sempre ao seu supervisor quando estiver doente.

A apresentação pessoal também é um fator que você não pode esquecer.

• Mantenha os cabelos limpos e curtos; ou presos.
• Não use barba nem bigode.
• Os dentes devem estar limpos e bem cuidados.
• Não use jóias e bijuterias; relógio é permitido.
• Troque diariamente as meias.
• Use sapatos fechados e confortáveis.
• Não use perfume; apenas desodorante sem perfume.
• Use uniforme completo, limpo, sem manchas e sem furos. A troca deve ser diária ou mais vezes, se necessária.
• Mantenha as unhas curtas, sem base ou esmalte.
• Lave as mãos no início da jornada; ao tocar no corpo; e a cada troca de atividade.
 

Postura profissional

 

Seguir algumas regras de comportamento é indispensável para um garçom. Os tópicos abaixo merecem sua total atenção.

 

Mantenha bons hábitos

• Evite passar as mãos pelos cabelos, nariz, boca e outras partes do corpo.
• Não seque o suor com as mãos, com a manga da camisa, nem com o guardanapo.
• Não fume durante o expediente. Se fumar no intervalo, lave as mãos.
• Não coma, nem mastigue chicletes, enquanto estiver trabalhando.
• Não faça uso de bebida alcoólica antes e, em nenhuma hipótese, durante o trabalho.
• Evite tossir, espirrar e assoviar enquanto estiver servindo.
• Não se encoste às paredes nem nos móveis; mantenha sempre uma postura ereta.

Tenha boas atitudes

• Fique atento ao tom de voz, aos gestos e ao vocabulário utilizado.
• Procure ajudar os clientes - ex.: apanhar algo que caiu no chão - e seus colegas nas atividades diárias.
• Evite fazer comentários sobre os assuntos conversados pelos clientes.
• Seja honesto, siga as regras estabelecidas pela empresa e muito cuidado com o fechamento das contas dos clientes.
• Evite discussão. Por tratar com diversos tipos de clientes (personalidades), o garçom deve estar preparado para lidar com as mais diversas situações.

Saiba comunicar-se

• Você é responsável pela apresentação aos clientes de todos os produtos de venda disponibilizados pelo restaurante e por transmitir os pedidos desses clientes aos outros membros da equipe. Portanto, é muito importante que você saiba se comunicar bem.
• A boa comunicação também auxilia a manter em harmonia as relações interpessoais.

 

Existem várias formas de comunicação

Escrita

Através da escrita, você anota o pedido do cliente em uma comanda. É importante que sua escrita seja clara para todos os que precisem lê-la.

Verbal

Através de palavras e do tom de voz, você estabelece o diálogo com o cliente e com os demais membros da equipe de trabalho do restaurante. Saiba usar as palavras. Com o cliente, perceba se ele exige formalidades. Evite as gírias.

Corporal

Através das nossas expressões e gestos, conseguimos dizer o que queremos e sentimos. Um cliente pode solicitar um serviço, ou demonstrar se está satisfeito, apenas através da expressão do seu rosto. Fique atento as suas expressões, pois elas também transmitirão mensagens para os clientes.

Eletrônica ou digital

É usada para passar o pedido do cliente para a cozinha e para o bar. Se for usar, procure desenvolver essa habilidade.

 
Segurança no trabalho

Muitas vezes, durante o desenvolvimento de suas atividades, você se expõe a algumas situações que necessitam de atenção especial para evitar acidentes. Siga algumas orientações para manter-se sempre seguro enquanto trabalha.

• use sapatos fechados e com solado antiderrapante para circular nas áreas de cozinha e higienização.
• ao pegar em objetos cortantes, segure-os sempre pelo cabo e, caso vá se deslocar de área, deixe a ponta voltada para baixo.
• ao pegar em utensílios de louça ou vidro, observe se estão rachados, trincados ou lascados, para que não causem cortes.
• para levantar objeto pesado, adote postura adequada:
• separe as pernas na distância dos ombros para manter o equilíbrio;
• segure o objeto com as duas mãos;
• dobre os joelhos (não dobre a cintura);
• mantenha as costas retas;
• erga o objeto colocando o peso nas pernas;
• mantenha o objeto próximo ao corpo;
• se o objeto é pesado demais, peça ajuda.
• ao transportar objetos em carrinho, cuidado para não atrapalhar a visão do caminho. O cuidado com as paredes também é importante.
• não corra pelas áreas e olhe sempre o caminho que estiver fazendo.
• siga sempre os sentidos indicados. Não corra pelas áreas e olhe sempre o caminho em que estiver as entradas e saídas.
• não carregue bandejas cheias demais.

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